Como funciona uma agência de modelos

Ford Models Agency - New York

Como ganham dinheiro as agências de moda?

A agência de modelos / agência de moda / agência de manequins / agência de casting / agência de publicidade / agência de fotografia.. ganha comissões sobre cada trabalho realizado pelos seus modelos.

Algumas agências retiram uma percentagem sobre as comissões dos modelos, outras colocam-na sobre o valor taxado ao cliente e outras um misto dos dois.

O valor das comissões depende muito de agência para agência.

Uma agência de moda faz-se valer dos seus contactos e da consequente capacidade de inscrever os seus modelos nos tão cobiçados castings. Há castings com acesso exclusivo ou limitado. Esta limitação poderá dar-se na quantidade de modelos que cada agência poderá enviar ou nas agências que poderão participar.

Este é o factor diferenciador entre agências: Acesso a castings e carteira de clientes / parceiros.

As top agências de moda/publicidade em Portugal tem acesso à maioria dos castings em Portugal.

Agências de moda trabalham, normalmente, com fotografia, passerelle, publicidade, figuração, figuras públicas, etc.

Moda Lisboa ou Portugal Fashion, Sagres ou MEO, são o exemplo de alguns dos castings menos acessíveis a agências de moda / publicidade de “segunda linha”. Existem também acordos entre clientes e agências com grandes descontos nos preços em troca de exclusividade. Ao estilo do leve 3 pague 2.

Quem trabalha numa agência de moda?

Numa agência existem normalmente vários bookers (agentes) e um head booker (chefe dos agentes).

A cada booker é, normalmente, atribuido um X número de modelos.

É dever de cada booker conhecer os seus modelos, conhecer as suas valências, personalidades, capacidades, limitações, etc.

É normal que o teu booker saiba tudo sobre a tua vida, desde as tuas férias no Algarve até à herpes que rebentou na tua boca. Ele vai querer estar a par do teu bronzeado e do teu corte de cabelo.

Fiquei agenciado, e agora?

Normalmente as agências diferenciam os seus modelos em diferentes categorias como New Faces, Models, Special Booking, Talent, Commercial, etc.

A tua agência irá receber, com bastante frequência, comunicados para castings. Grande parte destes comunicados limita a quantidade de modelos que cada agência poderá enviar.

Os bookers dialogam e decidem quais dos seus modelos têm o perfil mais adequado para cada um dos castings.

Uma produtora de casting poderá estar à procura de mulheres 25-30, loiras, corpo atlético e que façam surf ou vela para figuração especial num anúncio da Super Bock.

Cada booker irá propor os seus melhores candidatos e, normalmente, a decisão final é tomada em conjunto com o head booker.

Irás receber um telefonema sempre que o teu booker te queira propor para um casting. Ele irá conhecer a tua disponibilidade (convém que sejas uma pessoa disponível senão começas a receber cada vez menos contactos) e informar-te dos detalhes para o casting como a descrição do trabalho, o teu personagem, textos que deverás decorar, roupa que deverás vestir, morada, horário, etc. Vê aqui como te comportares num casting.

Nunca faltes a um casting sem informar o teu booker.

Pagamentos

Os pagamentos são, commumente, realizados a 60 ou até 90 dias. Este prazo está relacionado com o acordo firmado entre a agência e o cliente relativamente à data de pagamento. Do bolso do cliente até ao teu, o dinheiro ainda vai fazer muitas paragens.

Algumas agências trabalham com um fundo de maneio que usam para gerir e tentar cumprir com os pagamentos aos seus modelos, mesmo quando alguns clientes falham, contudo, esta prática é cada vez menos comum na medida em que os clientes falham com pagamentos com cada vez mais regularidade.

O pagamento é feito, regra geral, mediante a apresentação de um recibo verde.

Comments

comments

2 comentários a "Como funciona uma agência de modelos"

  1. Boker tive pagar 600euros

  2. Boker asssim tao caro

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*