Como funciona uma agência de modelos

Ford Models Agency - New York

Como ganham dinheiro as agências de moda?

A agência de modelos / agência de moda / agência de manequins / agência de casting / agência de publicidade / agência de fotografia.. ganha comissões sobre cada trabalho realizado pelos seus modelos.

Algumas agências retiram uma percentagem sobre as comissões dos modelos, outras colocam-na sobre o valor taxado ao cliente e outras um misto dos dois.

O valor das comissões depende muito de agência para agência.

Uma agência de moda faz-se valer dos seus contactos e da consequente capacidade de inscrever os seus modelos nos tão cobiçados castings. Há castings com acesso exclusivo ou limitado. Esta limitação poderá dar-se na quantidade de modelos que cada agência poderá enviar ou nas agências que poderão participar.

Este é o factor diferenciador entre agências: Acesso a castings e carteira de clientes / parceiros.

As top agências de moda/publicidade em Portugal tem acesso à maioria dos castings em Portugal.

Agências de moda trabalham, normalmente, com fotografia, passerelle, publicidade, figuração, figuras públicas, etc.

Moda Lisboa ou Portugal Fashion, Sagres ou MEO, são o exemplo de alguns dos castings menos acessíveis a agências de moda / publicidade de “segunda linha”. Existem também acordos entre clientes e agências com grandes descontos nos preços em troca de exclusividade. Ao estilo do leve 3 pague 2.

Quem trabalha numa agência de moda?

Numa agência existem normalmente vários bookers (agentes) e um head booker (chefe dos agentes).

A cada booker é, normalmente, atribuido um X número de modelos.

É dever de cada booker conhecer os seus modelos, conhecer as suas valências, personalidades, capacidades, limitações, etc.

É normal que o teu booker saiba tudo sobre a tua vida, desde as tuas férias no Algarve até à herpes que rebentou na tua boca. Ele vai querer estar a par do teu bronzeado e do teu corte de cabelo.

Fiquei agenciado, e agora?

Normalmente as agências diferenciam os seus modelos em diferentes categorias como New Faces, Models, Special Booking, Talent, Commercial, etc.

A tua agência irá receber, com bastante frequência, comunicados para castings. Grande parte destes comunicados limita a quantidade de modelos que cada agência poderá enviar.

Os bookers dialogam e decidem quais dos seus modelos têm o perfil mais adequado para cada um dos castings.

Uma produtora de casting poderá estar à procura de mulheres 25-30, loiras, corpo atlético e que façam surf ou vela para figuração especial num anúncio da Super Bock.

Cada booker irá propor os seus melhores candidatos e, normalmente, a decisão final é tomada em conjunto com o head booker.

Irás receber um telefonema sempre que o teu booker te queira propor para um casting. Ele irá conhecer a tua disponibilidade (convém que sejas uma pessoa disponível senão começas a receber cada vez menos contactos) e informar-te dos detalhes para o casting como a descrição do trabalho, o teu personagem, textos que deverás decorar, roupa que deverás vestir, morada, horário, etc. Vê aqui como te comportares num casting.

Nunca faltes a um casting sem informar o teu booker.

Pagamentos

Os pagamentos são, commumente, realizados a 60 ou até 90 dias. Este prazo está relacionado com o acordo firmado entre a agência e o cliente relativamente à data de pagamento. Do bolso do cliente até ao teu, o dinheiro ainda vai fazer muitas paragens.

Algumas agências trabalham com um fundo de maneio que usam para gerir e tentar cumprir com os pagamentos aos seus modelos, mesmo quando alguns clientes falham, contudo, esta prática é cada vez menos comum na medida em que os clientes falham com pagamentos com cada vez mais regularidade.

O pagamento é feito, regra geral, mediante a apresentação de um recibo verde.

Comments

comments

8 comentários a "Como funciona uma agência de modelos"

  1. Boker tive pagar 600euros

    • Olá Fátima. Não percebo o contexto mas nem sempre fazemos um Book para perseguir o sonho de ser modelo. Não é nenhum valor que já não tenha visto.. É alto e está acima do normalmente praticado.. Mas tudo depende do resultado e contexto.

  2. Boker asssim tao caro

  3. Ana Margarida Lopes Santos | 27 Março, 2019 às 22:01 | Responder

    Olá tenho uma dúvida ,após a gravação de um programa que ainda não foi para o ar a minha filha foi convidada a visitar 5 agências de Lisboa ela apenas tem 5 anos e eu sinto que não entendo metade do que dizem.. gostei imenso da justmodel e da l’agence ja a whynot não sei bem o que pensar.
    Estou a ficar bastante confusa a Catarina Furtado diz que ela tem talento mas eu desta area sei tao pouco que tenho medo de por na agência errada .
    Tem alguma dica ?
    Obrigada

    • Não haverá forma de perceber se é a agência “errada” até estar nela. Tenha apenas cuidado com os contratos que assina. Normalmente, o que pior que pode acontecer é a sua filha não trabalhar e eles não lhe darem a atenção devida. Não sendo uma coisa “má”, é apenas a ausência de “boa”. Espero ter-me feito entender.
      Como é óbvio não deixe a sua filha ir a lado nenhum sem si.. Nunca sabemos quem temos pela frente.

  4. Olá, sou uma profissional da área no Brasil, tenho uma sociedade em uma agência de modelos onde cuido especialmente de crianças.
    O mercado publicitário em Portugal para crianças é forte?
    Estou analisando junto com o meu esposo a possibilidade de nos mudarmos.

    Grata! Graziele

    • Olá Graziele, lamento a demora. Gostaria de saber que decisão tomou.
      Infelizmente o mercado para crianças não é a minha “praia” e, por outro lado, já estou afastado do mundo da moda há alguns anos.
      Por intuição diria que haverá mais oferta que procura uma vez que a maior parte das agências publicitárias em Portugal oferecem esse serviço. Haverão vários factores que poderão condicionar a minha opinião tais como a experiência, servico diferenciado, capacidade financeira para marketing, etc.
      Cumprimentos.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*