Perfil de um modelo profissional

perfil de um modelo profissional

Ser modelo profissional

Ser modelo profissional é mais do que ter “um palmo de cara” e “um metro e oitenta e sete de altura”. É também saber andar para a frente e para trás sem perder-se pelo caminho. Ok, desculpem, mais seriedade, eu sei.

Persistência, assiduidade, dedicação, humildade e ética.

Por partes:

1.Persistência

Vais perder muitas vezes. E quando achares que “agora é que é” ou que “este é que correu mesmo bem”… Vais perder novamente.

Poderás sentir que a agência se esqueceu de ti, que os outros modelos são os queridinhos dos bookers e que tu foste atirado para uma prateleira no armário da cave.

Eu ouvi muitos “não” ao longo da minha carreira na moda, mas foram os “sim” que se revelaram importantes.

Eu persisti. Eu levantei-me cedo, céptico, e obriguei-me a ir sempre a todos os castings.

Segui os concelhos e dicas dos meus bookers, mostrei-me sempre disponível e entusiasmado e aconselhei-me com modelos mais experientes.

Em todos os castings eu aprendi um pouco mais, treinei o meu acting, conheci um outro director de casting, coloquei algumas questões, pedi dicas e fui melhorando de casting para casting. Mantive-me firme e as minhas vitórias começaram a surgir.

Por vezes desistimos na hora erra

Por vezes desistimos na hora errada

2.Assiduidade

Não faltes. Se fores forçado a faltar, avisa tudo e todos, principalmente a agência. As agências são, muitas vezes, limitadas a participar no casting com um número fixo de modelos, ou seja, tu estarás a tirar o lugar a um outro candidato e, por conseguinte, a limitar as hipóteses da agência faturar.

Se não puderes ir informa a agência com a máxima brevidade para que, desta forma, ela consiga contactar outro modelo em tempo útil e manter o maior número de “apostas em jogo”.

Não te atrases. Antecipa tudo: Trânsito, transportes que se atrasam ou que perdes, enganos na rota, etc.

Ser pontual é especialmente importante quando o trabalho de toda uma equipa de produção, maquilhadores, cabeleireiros, etc., assenta sobre ti.

3.Dedicação

Como modelo profissional terás de cuidar de ti, do teu corpo, da tua cultura, da tua personalidade, do teu acting, da tua postura, das tuas valências sociais, etc.

Os bookers adoram modelos empenhados e ambiciosos que, à partida, irão retribuir a confiança e investimento que neles for feito com profissionalismo e dedicação.

4.Humildade

Vais trabalhar com todo o tipo de pessoas: estilistas, maquilhadores, cabeleireiros, estrelas nacionais e internacionais, seguranças, bookers, modelos profissionais, aderecistas.. Todos merecem a tua atenção, respeito e consideração. 

Ser humilde não é estrangular o ego ou amarrotar a tua auto-estima. Define os teus limites e não permitas que sejam ultrapassados. Ponderação e razoabilidade serão as palavras-chave neste ponto.

5.Ética

Decora esta frase para a tua vida: “Nas costas dos outros vemos as nossas”.

Sê a favor da justiça, da igualdade e do respeito.

Confia nos teus instintos e faz sempre o que considerares correcto.

Cuida do teu brio profissional que te obriga a fazer sempre o melhor, mesmo quando ninguém está a ver.

 

Esqueci-me de alguma coisa? Tens mais alguma dica? Comenta!


Inscreve-te na nossa newsletter. Eu aviso sempre que escrever um novo artigo.

Comments

comments

Faça o primeiro comentário a "Perfil de um modelo profissional"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*