Como te comportares num Casting

comportamento em casting

Falemos do comportamento a adotar antes, durante e depois de um casting.

Neste exercício serás uma rapariga que se chama Joana. Lamento Pedro. Estás numa agência de moda e serás contactada para um casting publicitário.

Antes:

Então a tua agência, no meio de dezenas de modelos, resolveu apostar em ti para o casting da NhecNhec (marca de bebida energética que inventei agora). Repara que as agências estão, muitas vezes, limitadas a um número fixo de modelos que podem “enviar” para os castings.

O teu booker telefona-te e dá-te a boa notícia:

manequim

“Estou, Joana, daqui fala a Filomena. Estou a ligar-te porque recebemos aqui um e-mail para um casting para o qual eu acho que tens o perfil ideal.

A produtora está à procura de raparigas entre os 22 e os 28 anos; Morenas, mulatas ou ruivas; Corpo atlético; Cabelo comprido e que pratiquem algum tipo de desporto aquático. Tu tens 20 anos mas passas bem por 22.

Serão seleccionadas 3 raparigas para filmar um anúncio na praia da Arrábida para uma marca de bebida energética portuguesa.

O cachet será de 4.200€ e serão 2 dias de filmagem, das 8:00 às 17:00. Posso contar contigo?

Óptimo, preciso que vás com um look beach party, tons veranianos e alegres, peças de roupa soltas mas femininas e que estejas pouco bronzeada. Não tens apanhado muito sol pois não?!

O história do filme será em torno de uma sunset party na praia onde três amigas se divertem.

Vou enviar-te de seguida um pequeno script com duas ou três linhas de texto que precisarás de interpretar e a morada da produtora. Não te esqueças de levar o book e alguns composites. Beijinhos.”

Ok, tens agora 2 dias para te preparar para o casting.

Prepara-te:

  1. Estuda o texto. São 3 linhas, não será muito complexo. Relaxa, filma-te e vê. Reencena anúncios de televisão semelhantes e compara-te com o original.
  2. Fala de ti para a câmera. Diz o teu nome, fala dos teus gostos e do teu dia-a-dia. Isto ser-te-á de extrema utilidade na “hora H”. Não fiques estática neste processo e aproveita-te da linguagem corporal, varia nas expressões faciais. Mostra-te versátil.
  3. Faz a depilação com um dia de antecedência para evitar vermelhidões e pele irritada.
  4. Arranja as unhas. Lembra-te do estilo do teu personagem e “não te passes” levando unhas à Drag Queen.
  5. Salvo indicação em contrário, não leves pretos, brancos ou padrões com quadrados ou riscas pequeninas. Isso irá causar “batimento” ou, mais precisamente, “Padrão de moiré” (basicamente provoca um efeito psicadélico) no registo em vídeo.
  6. Estuda o melhor trajecto, e respectivos transportes públicos, para chegares à produtora. Se tiveres carro ou boleia, melhor. Mas prepara o teu motorista para uma valente seca. Em média são cerca de 2 a 4 horas por casting.
  7. Sai de casa com antecedência e leva contigo 2 composites (no mínimo) e o teu book. Lembra-te que imprevistos acontecem (trânsito, por exemplo) e não queres mesmo perder a oportunidade.
  8. A minha recomendação é que sejas das primeiras a chegar ou das últimas. Tudo o que for pelo meio contará com muitas horas de espera.

Durante:

Chegaste à morada do casting. Procura a entrada e, de seguida, a zona de registo. Coloca o teu nome, entrega o teu composite (se for o caso), indica a agência de onde vens, recebe uma claquete de papel com o teu nome, idade e agência e… espera.

Espera um pouco mais..

Ainda não é desta..

“Joana Fernandes”!

Olha, és tu agora!

Vais entrar numa salinha que em 99% das vezes tem uma marca no chão, em frente à câmera. Procura de imediato a marca no chão demonstrando experiência e profissionalismo. Posiciona-te sobre a marca e levanta a claqueta sobre o peito, à altura dos mamilos e a 5 dedos de distância do teu corpo, tendo o cuidado de colocar as mãos nas suas laterais sem obstruir a sua leitura.

sala de casting

O director de casting irá conduzir todo o processo. Segue as instruções e questiona-o sempre que tiveres dúvidas.

Vais mostrar as mãos (certamente), sorrir, mostrar-te de perfil e falar um pouco de ti antes de procederes à atuação.

Uma recomendação: Sempre que te pedirem um perfil, nao rodes a 90% e sim a 75%. O teu perfil ficará fantástico.

Ele poderá pedir-te algumas expressões aleatórias: “Finge que estás a beber a bebida mais deliciosa do mundo, estás a sentir-te divertida e confiante quando, atrás de ti, alguém chama-te e atira-te um balde de água gelada”.

O mais importante: Atitude.

Lembra-te que a pessoa que está a dirigir o casting já viu, certamente, centenas de modelos nas figuras mais estranhas. Desinibe-te e deixa de lado os receios de fazer figuras tristes. É o teu único tiro.

Quando te pedirem para olhar para a câmera, atravessa-a com os olhos.. Foca na pessoa que está atrás da câmera e não na objectiva.

Depois:

Agora é a longa espera.

Não adianta fazeres mais nada senão esperar.

Poderás / Deverás fazer uma chamada cerca de uma semana depois, caso ninguém te dê retorno antes, para saber se há novidades.. Mas não vires stalker!

O momento em que te ligam e dizem que ganhaste o trabalho é mágico!!

Parabéns, tu mereceste.


Inscreve-te na nossa newsletter. Eu aviso sempre que escrever um novo artigo.

Comments

comments

Faça o primeiro comentário a "Como te comportares num Casting"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*