Cuidado com algumas agências fraudulentas..

agências fraudulentas

Agências Fraudulentas

“Tem de pagar 300 eur para o Book..”

Modelos, se vos pedirem dinheiro na primeira visita à agência, estão a tentar enganar-vos. Há agências fraudulentas em Portugal ou, pelo menos, de intenções menos honestas.

Em qualquer processo de recrutamento ou trabalho de moda, os teus pais deverão estar sempre a par de tudo.

agências fraudulentas que ganham mais dinheiro a vender sessões fotográficas e Books a modelos do que a vender modelos a clientes.

Há também agências fantásticas, recheada de excelentes profissionais, que terão todo o gosto em ajudar-te a ingressar no mundo da moda e publicidade.

Uma agência que perceba que a tua imagem tem valor comercial e que o mercado irá absorver-te não terá medo em deixar-te pagar o Book com futuros trabalhos (ainda que esta prática esteja cada vez mais em desuso).

Não façam Books sem saber primeiro se alguma agência quer trabalhar convosco. O Book que fizeres com o fotógrafo não servirá, em 95% dos casos, para a agência que te recrutar.

Uma fotografia de rosto e uma de corpo inteiro são suficientes para te apresentares na agência. Aliás, é muito comum as agências terem uma máquina fotográfica disponível para estas entrevistas.

Não tirem cursos de modelo sem estarem agenciados primeiro. Não é fundamental DE TODO para iniciares o teu percurso na moda.

Eu tive aulas particulares com Brian McCarthy, fantástico professor de modelos, cerca de 2 anos depois de trabalhar como modelo.

A Preparação

Como eu recomendo que façam aqueles que estão a preparar-se para visitar uma agência de moda:

1 – Tira umas quantas fotografias, com pouca ou nenhuma maquilhagem, contra uma parede branca (novamente, uma de rosto e uma de corpo inteiro).

2 – Não faças nenhum book. Se tiveres um amigo fotógrafo não perdes nada em levar umas fotos mais profissionais, mas não invistas dinheiro já.

3 – Não tires nenhum curso de modelo a menos que o faças por gosto (e não por achares que é necessário).

4 – Telefona para uma agência e diz que gostarias de perceber se poderás ser modelo. Eles irão encaminhar-te no seu processo de recrutamento. O comum é existir um dia da semana reservado para este tipo de entrevistas.

5 – É normal seres rejeitado. Rejeitam-te porque já têm muitas pessoas com o teu perfil, porque não acham que o teu perfil se enquadre na agência, porque não reúnes características físicas adequadas, etc. Não desistas já. Não te deixes frustrar. Ser modelo depende também de factores externos sobre os quais não tens controlo. Chumbar num exame de matemática deverá preocupar-te mais que “chumbar” numa entrevista desta natureza.

6 – Agenda novas entrevistas. Se vieres de longe poderás agendar logo 2 ou 3 entrevistas. Escolhe as melhores agências de moda e publicidade primeiro.

7 – Vai com um look glamoroso mas sóbrio para a entrevista. As gangas esfarrapadas e a t-shirt largueirona não serão bons amigos neste dia.

8 – Entras e perguntas pelo teu contacto. Aguardas. No fim da entrevista ele já deverá dizer se estão interessados em ti ou não.

Cada agência tem os seus protocolos e metodologias próprias e, como tal, nada do que disse é uma verdade universal e está sujeite a opiniões e refutações.

Nesta categoria de fraudes quererei também falar de escolas de moda.. Mas isso ficará para outro post.

 

Conta-nos como correram as tuas entrevistas com agências de moda ou publicidade.


Inscreve-te na nossa newsletter. Eu aviso sempre que escrever um novo artigo.

Comments

comments

Faça o primeiro comentário a "Cuidado com algumas agências fraudulentas.."

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*